Nossa Missão "Promover a sustentabilidade ambiental no planeta através de iniciativas de pesquisa e educação."

O Projeto

O Projeto Inia (Projeto Interações Próximas com o Boto da Amazônia) foi iniciado em 2008, com apoio financeiro da Oak Foundation/Duke University e da Cetacean Society International, em colaboração com universidades brasileiras (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Juiz de Fora) e estrangeiras (Auckland University of Technology, Nova Zelândia). O objetivo principal do Projeto Inia é estudar o caso da alimentação artificial de botos da Amazônia (Inia geoffrensis) como atração turística na Amazônia Central Brasileira.

04 junho 008 Dani Josefá 1 020

O projeto realiza estudos com foco no comportamento dos botos durante a alimentação artificial e atividades relacionadas (toques e atividades de nados com humanos, entre outras), aplicação de questionários aos turistas que participavam de tais atividades, e entrevistas com pescadores locais. As atividades turísticas de alimentação artificial dos botos são realizadas no interior do Parque Nacional de Anavilhanas, às margens do Rio Negro.

Os objetivos específicos dos estudos acima são (1) estudar possíveis alterações comportamentais em indivíduos artificialmente alimentados, especialmente a ocorrência de comportamento agressivo durante atividades de interação com seres humanos, (2) descrever os repertórios comportamentais (etogramas) de ambos os botos e os humanos durante atividades de interação e (3) estudar a percepção de ambos os turistas e pescadores locais quanto ao oferecimento de alimento aos botos pelos turistas e atividades relacionadas.