Diretoria

Presidente

Artur Andriolo

Artur Andriolo possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, sendo parte desenvolvido no National Marine Mammal Laboratory, Seattle (EUA) (2000), especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (2005). Atualmente é Professor Associado do departamento de Zoologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Comportamento Animal é coordenador do Programa de Pós-graduação em Comportamento e Biologia Animal e orientador no Programa Pós-graduação de Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Trabalhou com transmissores de sinais de satélite e sistema de telemetria para o estudo do comportamento de focas antárticas. Participou de diversos trabalhos de estimação de populações de cetáceos, bem como, bioacústica, captura e marcação de mamíferos marinhos. Vem coordenando projetos de pesquisa de levantamento de cetáceos na costa do Brasil e Antártica. Hoje é membro da Sociedade Brasileira de Zoologia e sócio da Sociedad Latino Americana de Mamíferos Acuáticos (SOLAMAC). Realizou pós-doutorado no National Marine Mammal Laboratory/NOAA, Seattle, EUA, estudando o movimento de baleias jubarte através de telemetria satelital como bolsista do CNPQ entre setembro de 2010 a agosto de 2011. Participa do Programa Antártico Brasileiro. Participou como membro da Delegação Brasileira na Reunião do Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia no Panamá, 2012.

Diretor Executivo

Alexandre Zerbini

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Rio Grande (FURG) em 1992. Durante 3 anos trabalhou como pesquisador associado ao Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios em Rio Grande (RS) onde desenvolveu pesquisas com mamíferos marinhos. Em 1996, ingressou no programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo, de onde obteve o título de Mestre em Zoologia em 1998. No ano seguinte, ele ingressou no programa de doutoramento da School of Aquatic and Fishery Sciences, Universidade de Washington em Seattle (EUA), para realização de seu doutorado concluído em 2006. E presidente do Instituto Aqualie e pesquisador associado ao National Marine Mammal Laboratory (EUA) e a Cascadia Research Collective. Apresentou mais de 100 trabalhos científicos em diversas conferências nacionais e internacionais e publicou mais de 80 trabalhos em revistas científicas e de divulgação nacionais e internacionais, capitulo de livros ou livros. Vem participando e coordenando projetos de pesquisa com vertebrados marinhos no Brasil, Argentina, Antártica, África do Sul, Chile, Estados Unidos, Ilhas Cook, Ilhas Reunion, Itália, Madagascar e Nova Caledônia. Foi professor associado do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Vale do Itajaí (SC) (1996-1999) e membro do Grupo de Trabalho e Assessoramento sobre Mamíferos Aquáticos (GTEMA) do IBAMA (1998-1999). É membro do Cetacean Specialist Group (CSG) da World Conservation Union (IUCN), do Comitê Científico da International Whaling Commission (IWC), do River dolphins advisory committee do World Wildlife Fund (WWF), e sócio da Sociedad Latino Americana de Mamíferos Acuáticos (SOLAMAC) e da Society for Marine Mammalogy (SMM). E membro do corpo editorial da revista Biology Letters e do Latin American Journal of Aquatic Mammals, e revisor de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais.

Diretora Administrativo-Financeira

Jesuina Maria Rocha

Diretor Técnico Científico

José Luis Altmayer Pizzorno

Conselho Fiscal

Franciele Rezende de Castro

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2007 (Licenciatura) e em 2009 (Bacharelado). Possui mestrado em Ciências Biológicas, Comportamento e Biologia Animal (2012) e doutorado em Ecologia (2018) pela mesma instituição. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC – UFJF) e do Instituto Aqualie. Possui interesse especial em mamíferos marinhos, tendo participado, desde 2008, de projetos de pesquisa na área de ecologia e conservação de mamíferos aquáticos.

Thiago Orion Simões Amorim

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui mestrado e doutorado pela Pós-Graduação em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como pesquisador no Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC – UFJF), tem experiência na área de Ecologia e Comportamento Animal com ênfase em Bioacústica de mamíferos marinhos.

Gisele Fernandes Ogera

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em artes visuais. Possui ateliê próprio, trabalha de forma autônoma. Em seu ateliê, localizado no mesmo endereço de sua residência, ministra aulas de desenhos e realiza pesquisa própria em arte contemporânea.